EMMTalk – Online experience | Edição especial do dia das mulheres

O Dia Internacional das Mulheres chegou e com ele mais uma edição do EMM Talk Online Experience organizado pela SAEMM, da EESC-USP!

Essa terceira edição, especialmente elaborada para essa data tão importante, contou com a ilustre presença de Engenheiras de Materiais e Manufatura com variadas experiências pra contar.

Assista agora mesmo:

Conheça as palestrantes!

Bruna Callegari fez parte da primeira turma de Engenharia de Materiais e Manufatura da EESC, tendo ingressado em 2010. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica na área de materiais cerâmicos, trabalhando com materiais com gradiente funcional, e na área de metalurgia, trabalhando com fundição e soldagem de ligas de magnésio. Também, realizou um intercâmbio de seis meses na Purdue University (EUA).

Após a graduação, ingressou no doutorado em Engenharia Mecânica com ênfase em Materiais, no qual trabalhou com tratamento térmico e processamento termomecânico de ligas de titânio, e com técnicas de caracterização como difração de raios-X com luz síncrotron e difração de elétrons retroespalhados no microscópio eletrônico de varredura. Durante este período, realizou um doutorado sanduíche de 10 meses na Universität des Saarlandes (Alemanha). Atualmente, atua como pesquisadora no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do SENAI, em Salvador (BA).

Graduada em Engenharia de Materiais e Manufatura pela EESC – USP, realizou 2 iniciações científicas durante a graduação: a primeira na área de Biomateriais no IQSC, e a segunda de materiais compósitos com aplicações em estruturas aeroespaciais com o professor Tarpani (SMM), na qual teve a oportunidade de fazer um estágio de pesquisa na Université Laval, no Canadá.

Em 2016, realizou um estágio voluntário na Plastek do Brasil com foco em melhorias nos processos de injeção de embalagens plásticas. Em 2017, iniciou sua carreira na Toyota do Brasil como estagiária na área da Qualidade assegurada e foi efetivada como Analista de Qualidade, com foco principal em resoluções de problemas técnicos de campo e garantia. Em 2021 decidiu encarar novos desafios, com um MBA em gerenciamento de projetos na University of Canada West, no Canadá.

Graduada em Engenharia de Materiais e Manufatura pela EESC-USP, tendo ingressado em 2012. Durante a graduação, realizou iniciação científica em polímeros biodegradáveis e fez estágio em engenharia de processos de injeção plástica na engenharia industrial da Whirlpool. Posteriormente, foi promovida à engenheira no mesmo cargo em que estagiou. A partir de 2018, passou a atuar como estratégicos de custo e qualidade de novos produtos na engenharia industrial da Whirlpool.

Graduada também em engenharia de materiais e manufatura pela EESC-USP, Thalita Braga é CEO e co-fundadora da GAIA GreenTech, uma startup de gestão inteligente e incentivos ao descarte responsável de eletrônicos. A criação da GAIA surgiu para revolucionar o tratamento do lixo eletrônico e mudar o status quo da reciclagem no Brasil. Sua inspiração e paixão nesta área de atuação vem de seus avós, que foram empreendedores do setor de reciclagem de polímeros e papelão na década de 70.