Oportunidade de Iniciação científica – Gnano

O Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNANO), situado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e dirigido pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, possui duas vagas de pesquisa em nível Iniciação Científica (IC). Os alunos irão atuar na síntese e caracterização de nanopartículas cerâmicas fluorescentes, visando aplicações teranósticas em nanomedicina e buscando soluções inovadoras no diagnóstico e tratamento do câncer de pâncreas. Esta é uma pesquisa na fronteira do conhecimento em que os alunos terão a oportunidade de auxiliar nos avanços científicos da área. Com duração de 1 ano, os candidatos concorrerão a bolsa de auxílio à pesquisa em nível IC.

Os alunos irão desenvolver a pesquisa dentro de um ou mais dos seguintes tópicos:

• Síntese de nanopartículas cerâmicas biomiméticas e caracterização de suas propriedades estruturais, composicionais, optoeletrônicas e morfológicas;
  • Estudos de carregamento e liberação controlada de fármacos quimioterápicos;
  • Ensaios in vitro em cultura celular visando aplicações em nanomedicina.

Pré-requisitos:

• Estar matriculado nos cursos de Engenharia de Materiais, Química, Ciências Físicas e Biomoleculares ou Biotecnologia;
  • Estar cursando o 5º período ou superior;
  • Excelente rendimento acadêmico.

Inscrição

Através do e-mail tmachado.quimica@gmail.com onde os alunos deverão expressar suas intenções de participar da IC. Posteriormente, uma entrevista será combinada com os candidatos.