Nossa História

Sobre o curso

No início, em 2010, o curso de Engenharia de Materiais e Manufatura foi fundado e, como em toda turma, os alunos viram necessidade em se organizar para aumentar a voz e a presença do corpo estudantil. Assim, a Secretaria da Engenharia de Materiais e Manufatura surgiu. Nasceu uma extracurricular com o objetivo de melhorar o curso ao qual pertence e, também, olhar pelo lazer e recepção dos outros alunos. Neste primeiro ano de curso, como não havia veteranos, quem recepcionou os alunos da materiais foram os veteranos da Engenharia Aeronáutica, com a SAAero produzindo nosso kit bixo e destinando o lucro obtido para o início da SAEMM. A partir do dia 24 de Maio, formularam um estatuto, organizando-se em presidente, vice-presidente, secretário geral, tesoureiros, diretores e membros.

No ano de 2011, segunda turma da Materiais e Manufatura, os bixos foram recepcionados de forma diferente: puderam comprar o kit bixo feito pela própria SAEMM e a primeira cervejada do curso aconteceu, em parceria com a SAdEM (Secretaria Acadêmica da Engenharia Mecatrônica). Com a recepção bem sucedida, o caixa ficou com mais recursos, propiciando a idealização de novas atividades.

2012, ano de inovações, chegou. Os membros da 3ª gestão da SAEMM atingiram suas idealizações anteriores: a secretaria conseguiu a participação da USP de São Carlos na IV SEMa (Quarta Semana da Engenharia de Materiais) em parceria com a UFSCar. Em aspectos sociáveis, também não deixou a desejar e realizou o evento Spring Break, dentro do próprio CAASO, a fim de integrar os três anos da materiais então existentes. Também houve a venda corriqueira de produtos do curso, com um bônus de camiseta polo.

Em 2013, a SAEMM começou a dar seus próprios passos e realizou a primeira cervejada sem parcerias para os calouros da quarta turma. Ademais, no âmbito acadêmico, houve uma novidade: foi promovido o primeiro minicurso de Excel, gerando recursos para capacitar os alunos do curso a fim de enfrentarem situações da vida profissional. Neste ano, a secretaria também foi bem atuante em assuntos pertinentes a todos, quando essa adotou a paralisação, junto ao CAASO, para eleições diretas do reitor, além de posicionamentos importantes ao longo do ano.

2014 teve seu início de uma forma comum, com os eventos de recepção mantidos. Entretanto, os gestores da SAEMM passaram a efetivar ações empáticas: a primeira Páscoa Solidária e uma campanha de doação de livros para o Dia das Crianças foram consolidadas. Mais minicursos de capacitação foram ministrados e houve o inédito Kit Tusca com direito a chinelo e saia da Materiais.

2015: ano de ambiente novo para SAEMM! Ganhamos uma sala nova no próprio Departamento da Engenharia de Materiais, no Campus 2, demonstrando grande evolução para cumprir as reuniões semanais. No ano em questão, houve visita à fábrica de compressores Tecumseh promovida pela secretaria, adesão ao Projeto Sol e promoção de outra Páscoa Solidária. Também, os gestores resolveram expandir a voz dos profissionais e realizar o EMM Talk, uma espécie de TED talk com engenheiros de materiais. Por fim, mas não menos importante, no âmbito festivo, ocorreu a primeira Festa Junina no departamento da materiais, integrando os funcionários, docentes e discentes.

2016 começou com surpresas: uma cervejada marcada por superlotação, com lucro considerável resultando na primeira pizzada gratuita do curso. O ano decorreu com a continuidade e repetição de atividades bem sucedidas de anos anteriores, tais como EMM Talks, vendas de produtos, mais uma Páscoa Solidária, porém, houve a inédita saída do Torneio da Materiais do papel. A Materiais e Manufatura foi a campeã do primeiro Tomate!

O ano de 2017 veio e com ele a nova identidade visual da SAEMM. Houve mudança de logo e até a conquista da primeira máquina de cartão da secretaria, facilitando as transações financeiras. Foi realizada a última eleição direta para a nova gestão, posteriormente feita de maneira interna pelos próprios membros. Com a realização de diversas atividades, maioria sem prejuízos, foi promovida também visita gratuita a uma feira de manufatura em São Paulo (FEIMAF) pelos alunos do curso.

Em 2018, a SAEMM empenhou-se na realização de eventos e participação em projetos. No período em questão, foi estreado o primeiro Inter Campus 2: competição esportiva entre os cursos alocados no Campus 2, em substituição do Torneio da Materiais. Além disso, o curso ganhou as cores laranja e cinza como identidade, um novo mascote (Cerberus) e aconteceu o primeiro Cine SAEMM no palquinho, que consistiu em exibições de filmes com integração dos alunos. Também participamos de um evento solidário, doando sorvetes e visitando creches, criado pela Tia Celly.

Em 2019, a gestão começou horizontalmente, com três diretores no comando. Eventos tradicionais também mudaram, a pizzada foi realizada pela primeira vez na república Toca do Porco e a festa junina foi organizada com todos os cursos do Campus 2. Além disso, iniciamos uma importante parceria com a plataforma de vendas BeUni e houve uma forte mobilização estudantil das Universidades em protesto aos cortes de verbas destinadas às bolsas de pesquisa. Por fim, deu-se início a uma iniciativa de acolhimento dos gatos que ficam no Campus 2.

O ano de 2020, levado remotamente a partir de abril, iniciou com uma cervejada nostálgica com a Engenharia Mecatrônica (como em 2011 e 2012). Posteriormente, houveram atividades remotas de entretenimento como o SAEMMCast, live de aniversário de 10 anos e Arraiá Virtual. Ademais, nos âmbitos acadêmico e social foram criadas diversas realizações, tais como Infomateriais, Vakinha Solidária, criação do site, intEMMsivão e a volta do EMM Talk, entre outros projetos. Além disso, 2020 é o ano em que, pela primeira vez, a presidência da SAEMM foi ministrada por uma mulher.

Rolar para o topo